Seja Bem Vindo!

...cada indivíduo poderia ser definido por um grau de potência singular, e por conseguinte, por um certo poder de afetar e de ser afetado(...) não sabemos o quanto podemos afetar e ser afetados, é sempre uma questão de experimentação...
Peter Pal Pelbárt

sábado, 12 de junho de 2010

Relatório Mundial da UNESCO

Investir na diversidade cultural e no diálogo intercultural

Brasília: UNESCO Brasilia; Paris: UNESCO, Delegação Permanente de Portugal junto à UNESCO, Delegação Permanente do Brasil junto à UNESCO, 2010. 40 p.

Download gratuito (PDF, 2 Mb)

Somente disponível on line - Cópias impressas da tradução em português estarão disponíveis para distribuirão em breve.

Resumo: O tema da diversidade cultural vem suscitando um interesse notável desde o começo do século XXI e suas interpretações têm sido variadas e mutáveis. Para alguns, a diversidade cultural é intrinsecamente positiva na medida em que se refere a um intercâmbio da riqueza inerente a cada cultura do mundo e, assim, aos vínculos que nos unem nos processos de diálogo e de troca. Para outros, as diferenças culturais fazem-nos perder de vista o que temos em comum na condição de seres humanos constituindo, assim, a raiz de numerosos conflitos. Este segundo diagnóstico parece hoje mais crível uma vez que a globalização aumentou os pontos de interação e fricção entre as culturas, originando tensões, fraturas e reivindicações relativas à identidade, particularmente a religiosa, que se convertem em fontes potenciais de conflito. Por conseguinte, o desafio fundamental consistiria em propor uma perspectiva coerente da diversidade cultural e, portanto, clarificar que longe de ser uma ameaça, a diversidade pode ser benéfica para a ação da comunidade internacional.

É esse o objetivo essencial do Relatório Mundial Investindo na Diversidade Cultural e no Diálogo Intercultural produzido pela UNESCO com a colaboração de especialistas de vários países do mundo.

O estudo mostra a importância da diversidade cultural nos mais variados domínios de intervenção (línguas, educação, comunicação e criatividade) e oferece sólidos argumentos para decisores e atores sociais sobre a importância de se investir na diversidade cultural como dimensão essencial do diálogo intercultural, na construção de estratégias para o desenvolvimento sustentável, na garantia do exercício das liberdades e dos direitos humanos e no fortalecimento da coesão social e da boa governança.

cid:image001.jpg@01C8A5F3.2527CB20

Unidade de Comunicação, Informação Pública e Publicações

Communication, Public Information and Publications Unit

Representação da UNESCO no Brasil

UNESCO Brasilia Office
Tel.: +55 61 2106 3532
Fax: +55 61 3322 4261
E-mail: brasilia@unesco.org

www.unesco.org/brasilia

2010 – Ano Internacional para a Aproximação das Culturas

2010 – Ano Internacional da Biodiversidade

quarta-feira, 9 de junho de 2010

imagens de maio..sarau...filmes, videos, músicas, poesias, intervenções...



Intervenção Musical Guto e Bárbara/ Poesia Projetada de Suzana


Projeto sala-intervenção poética..com inspiração nos penetráveis do artista Hélio Oiticica. Elaboração: Sara, Guto, Júlio, Suzana e Andréa.


Apresentações musicais diversas

Exibição do filme/documentário: "Zero não é vazio"

imagens do último sarau...os poetas




Poema- música- imagem: projeto realizado por Guto, Júlio e Suzana

João Carlos - poeta/ André (com a luz) - design parceiro do sarau e responsável pela realização da maioria de nossos cartazes.
Amandio













segunda-feira, 7 de junho de 2010

Provocações Futebolísticas...

Com este tema preparamos o próximo sarau...em tempos de copa onde a bola parece o centro das atenções...que é que podemos de posse dela? que passes? que entraves vivemos? que rodopios, dribles?

Para irmos nos aquecendo: http://www.youtube.com/watch?v=moWZm66J_yM

Aguardamos a todos no dia 26 de junho a partir das 18.30!

Acontecimento sarau....

Sarau...a cada vez um! Simplesmente acontece! Dizíamos no último sarau...encontramos o prumo! Mas que prumo? Parece que o sarau é sempre um encontro de muitas linguagens...estórias, produções e nunca sabemos exatamente onde nos levará....preparamos o espaço, a programação do dia...sim, já com brechas para o que pode vir... deixamos os palcos abertos... e eis que surgem poesias inusitadas que saem do meio das pessoas em papéis guardados no bolso...músicas produzidas ali, no contato com instrumentos, outras pessoas....as 18.30 estamos prontos...melhor, em prontidão! e então...bom, então começa a se desenhar o sarau daquela noite!

Nosso último sarau não foi diferente. Encontramos poesias, filmes e música...ou seria poema-música com imagem? Em torno destas linguagens apresentações que nos fizeram ficar bem perto uns dos outros com olhos atentos...

Em breve as imagens talvez digam mais que as palavras!