Seja Bem Vindo!

...cada indivíduo poderia ser definido por um grau de potência singular, e por conseguinte, por um certo poder de afetar e de ser afetado(...) não sabemos o quanto podemos afetar e ser afetados, é sempre uma questão de experimentação...
Peter Pal Pelbárt

sábado, 12 de junho de 2010

Relatório Mundial da UNESCO

Investir na diversidade cultural e no diálogo intercultural

Brasília: UNESCO Brasilia; Paris: UNESCO, Delegação Permanente de Portugal junto à UNESCO, Delegação Permanente do Brasil junto à UNESCO, 2010. 40 p.

Download gratuito (PDF, 2 Mb)

Somente disponível on line - Cópias impressas da tradução em português estarão disponíveis para distribuirão em breve.

Resumo: O tema da diversidade cultural vem suscitando um interesse notável desde o começo do século XXI e suas interpretações têm sido variadas e mutáveis. Para alguns, a diversidade cultural é intrinsecamente positiva na medida em que se refere a um intercâmbio da riqueza inerente a cada cultura do mundo e, assim, aos vínculos que nos unem nos processos de diálogo e de troca. Para outros, as diferenças culturais fazem-nos perder de vista o que temos em comum na condição de seres humanos constituindo, assim, a raiz de numerosos conflitos. Este segundo diagnóstico parece hoje mais crível uma vez que a globalização aumentou os pontos de interação e fricção entre as culturas, originando tensões, fraturas e reivindicações relativas à identidade, particularmente a religiosa, que se convertem em fontes potenciais de conflito. Por conseguinte, o desafio fundamental consistiria em propor uma perspectiva coerente da diversidade cultural e, portanto, clarificar que longe de ser uma ameaça, a diversidade pode ser benéfica para a ação da comunidade internacional.

É esse o objetivo essencial do Relatório Mundial Investindo na Diversidade Cultural e no Diálogo Intercultural produzido pela UNESCO com a colaboração de especialistas de vários países do mundo.

O estudo mostra a importância da diversidade cultural nos mais variados domínios de intervenção (línguas, educação, comunicação e criatividade) e oferece sólidos argumentos para decisores e atores sociais sobre a importância de se investir na diversidade cultural como dimensão essencial do diálogo intercultural, na construção de estratégias para o desenvolvimento sustentável, na garantia do exercício das liberdades e dos direitos humanos e no fortalecimento da coesão social e da boa governança.

cid:image001.jpg@01C8A5F3.2527CB20

Unidade de Comunicação, Informação Pública e Publicações

Communication, Public Information and Publications Unit

Representação da UNESCO no Brasil

UNESCO Brasilia Office
Tel.: +55 61 2106 3532
Fax: +55 61 3322 4261
E-mail: brasilia@unesco.org

www.unesco.org/brasilia

2010 – Ano Internacional para a Aproximação das Culturas

2010 – Ano Internacional da Biodiversidade

quarta-feira, 9 de junho de 2010

imagens de maio..sarau...filmes, videos, músicas, poesias, intervenções...



Intervenção Musical Guto e Bárbara/ Poesia Projetada de Suzana


Projeto sala-intervenção poética..com inspiração nos penetráveis do artista Hélio Oiticica. Elaboração: Sara, Guto, Júlio, Suzana e Andréa.


Apresentações musicais diversas

Exibição do filme/documentário: "Zero não é vazio"

imagens do último sarau...os poetas




Poema- música- imagem: projeto realizado por Guto, Júlio e Suzana

João Carlos - poeta/ André (com a luz) - design parceiro do sarau e responsável pela realização da maioria de nossos cartazes.
Amandio













segunda-feira, 7 de junho de 2010

Provocações Futebolísticas...

Com este tema preparamos o próximo sarau...em tempos de copa onde a bola parece o centro das atenções...que é que podemos de posse dela? que passes? que entraves vivemos? que rodopios, dribles?

Para irmos nos aquecendo: http://www.youtube.com/watch?v=moWZm66J_yM

Aguardamos a todos no dia 26 de junho a partir das 18.30!

Acontecimento sarau....

Sarau...a cada vez um! Simplesmente acontece! Dizíamos no último sarau...encontramos o prumo! Mas que prumo? Parece que o sarau é sempre um encontro de muitas linguagens...estórias, produções e nunca sabemos exatamente onde nos levará....preparamos o espaço, a programação do dia...sim, já com brechas para o que pode vir... deixamos os palcos abertos... e eis que surgem poesias inusitadas que saem do meio das pessoas em papéis guardados no bolso...músicas produzidas ali, no contato com instrumentos, outras pessoas....as 18.30 estamos prontos...melhor, em prontidão! e então...bom, então começa a se desenhar o sarau daquela noite!

Nosso último sarau não foi diferente. Encontramos poesias, filmes e música...ou seria poema-música com imagem? Em torno destas linguagens apresentações que nos fizeram ficar bem perto uns dos outros com olhos atentos...

Em breve as imagens talvez digam mais que as palavras!

segunda-feira, 24 de maio de 2010

Sarau Arte/Saúde - dia 29/05

Sarau no Espaço Atitude!

No próximo sábado, dia 29 de maio, estaremos novamente abrindo as portas do Espaço Atitude para promover o Sarau Arte/Saúde, em diálogo com os eventos do dia 18 de maio, data em que se celebra o dia Nacional da luta Antimanicomial. Estaremos propondo um evento cuja temática traz encontro entre a Arte em entrelaçamento com a Saúde, mas também o encontro da Saúde na Arte.

Sejam todos Bem-Vindos!

terça-feira, 18 de maio de 2010

sarau Espaço Atitude...

Improviso musical/novembro de 2009

Em novembro de 2009, o projeto sarau recebeu o prêmio " loucos pela Diversidade" do Ministério da Cultura. O que possibilitou a continuidade de nossos trabalhos por mais um ano.


Faz um ano...

Grupo de música - Espaço Atitude/julho de 2009
Compartilhar, dançar, conviver/junho de 2009

O músico Felipe Vargas e o poeta/ junho de 2009

Músico Guilherme/ junho de 2009

Exposição de desenhos - Wagner/abril de 2009
Rádio Poste Potência Mental/ maio de 2009

















18 de maio

No dia de luta pela cidadania, pela melhora nas condições de vida e de saúde mental neste país, inauguramos este espaço virtual. Também para compartilharmos de um de nossos projetos - o SARAU, que este mês, esta integrando este movimento pela reforma psiquiátrica em nosso país.
Projeto, este, que já dura um ano e vem se dedicando a abrir brechas na cidade, no cotidiano, na produção cultural para dar voz e lugar a produções que vêm a margem do circuito tradicional da arte por diferentes razões.
Vimos buscando incentivar e dar visibilidade a invenção de outras linguagens e modos de fazer que possam interferir na produção de subjetividade, permitindo a contaminação de uns com os outros pelas diferenças, a instauração de deslocamentos em modos de existir, de fazer, de dizer de certo grupo social. Fazer problema no mundo, para que o mundo busque novas soluções que possam acolher a todos.
O Sarau é um espaço aberto para produções de maior ou menor consistência artística, espontâneas, improvisações, composições entre linguagens...experimentações! E, neste um ano de existência já recebemos músicos, djs, apresentações de hiphop, dança, teatro, performances, contorcionismo, poetas e artistas plásticos, já compartilhamos filmes e documentários, tocamos em volta da fogueira.
Em maio nos reuniremos no dia 29 e contamos com novas e antigas presenças!